Na era da internet, os golpes e as fraudes um termo coletivo para várias formas de fraude antecipada alcançaram uma nova dimensão: os golpistas da Internet alcançam cada vez mais vítimas via correio e pelas redes sociais e os enganam.

As formas de fraude online são diversas e variam da chamada “fraude de romance” a promessas vazias de dinheiro ou herança por e-mail. Mas o que está enganando, realmente? Que formulários existem? Como os golpistas funcionam e como você pode se proteger contra eles?

O que é scamming?

O termo “fraude” está intimamente relacionado à terminologia criminológica da fraude antecipada, mas inclui particularmente muitas formas de fraude online. Ambos querem dizer que os enganadores usam falsos pretextos para tentar convencer suas vítimas a fazer um pagamento (“adiantamento”) . Ao mesmo tempo, prometem lucros, heranças ou pagamentos ligeiramente mais altos.

Depois que os criminosos recebem pagamento, o contato geralmente é encerrado imediatamente. O cumprimento da promessa mencionada acima não se segue, e o dinheiro pago é geralmente irremediavelmente perdido. Fazer contatos online geralmente acontece via e-mail, mas agora o contato também pode ser feito através de portais de bate-papo, mensageiros, redes sociais e plataformas de namoro. Os golpistas chegaram a se espalhar pelos mercados online de imóveis, empregos ou carros usados.

golpes por correio há séculos, mas foi apenas na década de 1980 que a abordagem se tornou um fenômeno de massa originário da Nigéria. Durante o declínio do preço do petróleo, altas taxas de inflação e a resultante pobreza na Nigéria, alguns golpistas enviaram cartas massivamente falsificadas por correio ou fax para empresários nos países ocidentais. Eles fingiram vir de instituições financeiras que podiam entregar petróleo bruto aos destinatários – mas apenas se um pagamento adiantado fosse feito. A “Conexão da Nigéria” se tornou o epítome da fraude. Muitos e-mails fraudulentos ainda vêm da Nigéria e de outros países da África Ocidental hoje. O fenômeno se tornou mundial – vítimas e agressores sentam-se em computadores em todo o mundo.

Mas a escrita não confiável tornou-se mais profissional: os documentos geralmente parecem enganosamente genuínos, levam a logotipos elaboradamente falsos ou tentam parecer mais autênticos ao espionar as informações pessoais da vítima. Sites, números de telefone e redes inteiras de contas falsas foram criadas para permitir que os golpistas pareçam pessoas reais. Os perfis públicos nas redes sociais fornecem aos criminosos os dados necessários para subscrever cartas com detalhes sobre a vida profissional ou privada de sua vítima. Às vezes, os emails fraudulentos também contêm anexos com malware que pesquisam dados no computador da vítima.

Quais são as formas de fraude online e como elas funcionam?

A fraude online tem muitas formas diferentes. Para a maioria, o objetivo dos criminosos é o mesmo: as vítimas querem fazer um adiantamento para suas economias futuras. Eles atraem as pessoas com a perspectiva de se apaixonar, uma fortuna, um apartamento muito barato, ou o emprego dos seus sonhos, ou quaisquer circunstâncias particulares que sejam apropriadas para cada caso respectivo: como regra, um depósito ou suposta passagem aérea data, etc., deve ser paga pela vítima. Aqui estão alguns exemplos do funcionamento da fraude online:

Fraude de romance

Hoje em dia, a difusão é a chamada fraude de romance: o fraudador constrói um relacionamento com a vítima através de plataformas de mensagens e namoro, elogiando após elogio e simulando um amor supostamente verdadeiro .

A vítima rapidamente se sente lisonjeada e frequentemente desenvolve uma dependência emocional do golpista. Como isso cria a perspectiva de uma reunião pessoal e leva à antecipação de uma data, eles pedem dinheiro primeiro.

A maioria exige pagamento por circunstâncias dramáticas e finge que é necessário dinheiro para a data: geralmente, o golpista deseja comprar uma passagem de avião, cobrir alegados custos hospitalares, requer medicação ou deve providenciar crianças fictícias.

A fraude de romance é uma experiência particularmente dolorosa em dois aspectos para os afetados: a vítima é roubada não apenas financeiramente, mas também emocionalmente. Eles têm esperanças de encontrar o amor, e os golpistas usam sem vergonha os sentimentos e a solidão de suas vítimas.

Infelizmente, os internautas continuam caindo na armadilha e, com base na suposta familiaridade, estão mais do que dispostos a oferecer o dinheiro: porque os golpistas geralmente levam suas vítimas a acreditar em um amor absolutamente incondicional, pelo qual eles mesmos aceitariam voos caros ou realocações.

Se eles pedirem dinheiro pouco antes da suposta partida, é difícil para muitas vítimas recusar o pagamento. Eles também apelam à simpatia da vítima, o que tende a dificultar ainda mais a rejeição.

O golpe está passando por um grande aumento, já que o namoro pela internet está se tornando cada vez mais popular e promissor.

Milhares de perfis falsos são criados todos os dias. Não menos importante, devido ao fato de que os golpistas estão se esforçando cada vez mais : eles até fornecem números de telefone e não se esquivam de chamadas telefônicas pessoais. Além do perfil real, eles também falsificam muitos outros perfis e os usam para se tornarem amigos, de modo que os personagens fictícios nas plataformas não pareçam socialmente isolados, mas autênticos.

Enganar com falsas promessas de dinheiro

O clássico: e-mails com promessas de dinheiro fazem parte do repertório de golpes padrão desde os primeiros dias da internet. Eles voltam diretamente aos métodos da Conexão da Nigéria na década de 1980 e apelam ao desejo de ganhar “dinheiro rápido” de sua vítima .

Os métodos populares incluíam falsas heranças de parentes distantes ou supostos pagamentos de um tesouro da família, bem como ganhos ou cartas falsas de loterias de benfeitores que desejam premiar o destinatário com uma comissão generosa como administrador de uma grande doação.

Na maioria dos casos, é necessário um adiantamento para supostas taxas de processamento, despesas de emergência ou impostos, para que o dinheiro prometido seja pago.

Nesta forma de fraude, o dinheiro pago também é perdido e o contato é interrompido após o recebimento da quantia. Nunca haverá pagamento do valor prometido – especialmente porque os chamarizes são frequentemente usados, cujas contas o dinheiro transferido será imediatamente transferido para o exterior.

Freqüentemente, essas pessoas estão sendo enganadas, sendo usadas como agentes financeiros que nem sabem de onde vêm os fundos que deveriam transferir.

O processo é o mesmo há décadas, mas o engano é sempre mais elaborado : agora, as cartas de apresentação aparecem com papéis timbrados e endereços de e-mail profissionais, além de logotipos elaborados que, à primeira vista, fazem com que pareçam cartas autênticas de advogados , administradores de herança, empresas de loteria ou bancos.

Os e-mails fraudulentos também se tornaram mais sofisticados em termos de idioma – os tempos dos e-mails falsificados são facilmente identificáveis através de erros de ortografia e gramática.

Fraude de apartamento

Os golpistas não são apenas um incômodo em sites de namoro, mas também em sites imobiliários: eles anunciam listagens falsas de imóveis por preços ridiculamente baixos .

Os apartamentos geralmente estão localizados em bairros populares de grandes cidades, para que o interesse das vítimas seja despertado rapidamente.

Para que o inquilino ou comprador interessado não precise encontrar pessoalmente o apartamento fictício, os golpistas sempre dão a desculpa de que estão em outro país para trabalhar ou estão viajando fora. Nas trocas de correspondência, eles sempre criam confiança e, muitas vezes, até apresentam fotos de férias com aparência simpática – é claro, são falsas ou roubadas, assim como as fotos do suposto apartamento dos sonhos.

Em algum momento, a proposta chega ao pagamento antecipado do depósito e do primeiro mês de aluguel – o que resulta rapidamente em vários milhares de dólares.

No desespero do potencial locatário, eles geralmente pagam – sem nunca ter visto o apartamento. Os golpistas são particularmente bem-sucedidos em cidades com um mercado imobiliário competitivo: aqueles que procuram um lugar há meses nas áreas metropolitanas do país sabem que você terá que pagar muito para conseguir o apartamento dos sonhos.

Nesse sentido, a fraude em apartamentos é semelhante à fraude em romance: ambas as variantes exploram de forma imprudente a situação pessoal das vítimas.

Trabalho scamming

Da mesma forma, os criminosos da Internet usam a angústia dos candidatos a emprego em proveito próprio: eles os atraem com um emprego dos sonhos, um salário alto e um horário de trabalho mínimo.

Semelhante aos apartamentos baratos nos principais locais, essas ofertas parecem boas demais para ser verdade. No entanto, muitas pessoas que procuram trabalho caem na armadilha.

Como os poucos anúncios apresentados indicam apenas um número de telefone para contato , os candidatos a emprego precisam ligar diretamente para obter mais informações.

A promessa geralmente vem imediatamente após uma conversa telefônica falsa. Geralmente, a vítima deve transferir dinheiro para materiais de trabalho, uniformes ou sapatos com antecedência.

Depois que o dinheiro é entregue aos golpistas, o contato é interrompido. Nunca existe um contrato de trabalho e os bens supostamente comprados não são entregues.

É necessário ainda mais cuidado se uma oferta de emprego for publicada como “agente financeiro” ou outro nome semelhante, onde apenas uma conta bancária é necessária: casos como esse são ofertas muito prováveis ​​de lavagem de dinheiro, o que torna os participantes sujeitos a possíveis acusações criminais .

Tais contas são abusadas, por exemplo, para transferir dinheiro adquirido através de outros golpes para os golpistas reais de outros países.

Como você pode se proteger de fraudes?

A maneira mais eficaz de se proteger contra fraudes é exercitar uma dose saudável de ceticismo na internet: onde quer que o dinheiro seja transferido com antecedência, é necessário cuidado.

Nunca transfira dinheiro para estranhos que você nunca conheceu pessoalmente – não importa o quão sério, simpático ou simpático essas pessoas possam parecer.

Os filtros de spam de muitos serviços de e-mail já começaram a filtrar a maioria dos emails suspeitos, mas os emails fraudulentos podem sempre encontrar o caminho de volta para a caixa de correio comum. É melhor excluir esses e-mails de spam ou movê-los para a pasta de spam.

Nunca responda a emails suspeitos com conteúdo questionável e não confie em anúncios recebidos inesperadamente de pessoas desconhecidas.

Em sites de namoro, portais imobiliários e quadros de empregos, isso também se aplica: Se um anúncio é bom demais para ser verdade, você deve ser cauteloso.

É melhor organizar uma reunião pessoal em um local público, uma visita real a um apartamento ou uma entrevista de emprego no local. Se o host da Internet não estiver em conformidade, procure outro lugar. Sob nenhuma circunstância você deve seguir as reivindicações de dinheiro feitas pelo desconhecido.

O mesmo se aplica a todos os outros mercados e lojas online – os golpistas também podem estar em operação aqui. Você deve sempre escolher métodos de pagamento seguros na Internet e não pagar nada com antecedência. Para saber mais sobre o assunto, consulte nosso artigo sobre métodos de pagamento populares.

O que as vítimas podem fazer?

Se você já foi vítima de golpes, faça backup de todas as evidências: Não exclua os e-mails que recebeu dos golpistas ou de suas respostas. O mesmo vale para faxes e cartas dos criminosos.

As mensagens ainda podem conter dicas importantes que a polícia pode usar em sua investigação. Você também deve apresentar queixa em conformidade. Os funcionários da delegacia de polícia local ajudarão a explicar os próximos passos para você.

Tags: |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.