Hoje você vai aprender algumas técnicas para não cair em golpes pela internet e do velho site falso.

Loja anunciando Smart TV, Smartphone, Iphone a preço bem abaixo do mercado, o conteúdo que você vai ver é extremo valor, por isso, te peço que leia com atenção sem tirar o foco da leitura.

O golpe vem crescendo cada vez mais, quadrilhas especializado em criar loja virtual só aumente, ninguém faz nada, a pena é leve cumpre em casa, responde em liberdade coisa que acontece só no Brasil.

Neste post online você vai aprender dicas de como não cair nas armadilhas e saber se defender e proteger os seus dados na internet.

O que é site falso

No dicionario fal·so “falso”, significa  Não verdadeiro, fingido, enganoso, desleal, adulterado, paginas de internet clonado se passando por outro. Em todo esfera existem esse tipo de clonagem pessoas se apropriando da bondade dos outros.

Outro método que caracteriza como site falso é um celular que custa R$ 1.300 pode aparecer por R$ 500 no site falso.

Os sites falsos são variados e usam URLs semelhantes aos verdadeiros, mas a plataforma por trás da construção de todos é a mesma. O criminoso atua em várias frentes, com envolvimento principal de redes sociais e até conta com um serviço de apoio na fraude.

O problema é que nem tudo online é confiável. E, na internet, é preciso desconfiar de tudo, pois há muita falsidade na web. Existem o subi mundo da internet mais esse é assunto para outro posts.

Para não cairmos em uma cilada, ou uma roubada, precisamos nos certificar de que estamos, de fato, navegando em um site seguro.

Como se proteger das lojas virtuas falso

Sites falsos têm domínios similares aos verdadeiros. Por isso, precisamos checar a URL (o endereço que digitamos no navegador) para avaliar se há algo de estranho nela.

Procon mantém uma lista atualizada de sites que devem ser evitados, pois foram alvos de reclamações de consumidores lesados em suas compras e muitos deles se enquadram como páginas falsas.

Muito cuidado com as superpromoções e ofertas tentadoras que recebemos por e-mail ou em nossas mídias sociais (posts patrocinados).

Se entrar no site, procure pela sessão “sobre” para saber mais a respeito do endereço e verificar se há informações confiáveis.

O melhor de tudo é está sempre atento os preços o CNPJ da empresa, pesquisem em fórum, troca informação a respeito da loja.

Hoje em dia existem vários meio de consultar a loja antes de comprar como: Reclame aqui, confiavel, pagina do Facebook siteconfiavel, Procon.

Além dos sites que vendem produtos diferentes do prometido e com prazo de entrega muito maior do exposto no site, existem sites que nem ao menos têm os produtos anunciados e servem unicamente para extorquir seus compradores,

por isso é muito comum que pessoas com o costume de comprar produtos pela internet já tenham pesquisado “como denunciar um site de compras fraudulento”, “como denunciar um site de compras online”, “como denunciar um site que vende e não entrega”, mas não tenha vergonha, por vezes é muito difícil saber se um site é sério e por vezes acabamos sendo seduzidos por promoções que parecem de outro mundo.

Cair no golpe: O que fazer em compras na internet?

No entanto, nem tudo são flores quando o assunto são compras na internet. Não faltam casos de pessoas que já foram enganadas por lojas online fraudulentas,

vendedores desonestos, produtos em desacordo com o anunciado, roubo de dados bancários e muitos outros casos que infelizmente também marcam essa era da internet.

Mesmo seguindo criteriosamente todas as recomendações de segurança do mundo, alguns ainda podem acabar caindo em armadilhas por causa de um descuido ou uma armadilha muito bem armada.

Para esses casos, algumas dicas muito importantes podem resolver ou pelo menos amenizar a situação problemática.

As lojas online geralmente disponibilizam vários canais para contato, como email, chat online e telefone. Já os sites que atuam como mediador entre o comprador e o vendedor oferecem meios de disputas caso haja algum problema na negociação.

O Procon – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – é a alternativa correta para lidar com fraudes, golpes e enganações por parte de vendedores e lojas online.

Para o caso de compras com o cartão de crédito, a sugestão, depois de identificar a fraude ou o golpe, é procurar a operadora responsável pelo cartão para comunicar o ocorrido.

Delegacias especializado em Crimes Virtuais

Caso não haja uma em sua cidade ou região, procure a delegacia mais próxima de sua residência.

BAHIA – Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meio Eletrônicos
Endereço: Rua Politeama de Baixo, s/n (Localizado em uma sala da Polinter – Complexo Policial dos Barris –), Salvador/Bahia

OBS: Não registra boletim de ocorrência

Telefone: (71) 3117 – 6109

ESPÍRITO SANTO – Delegacia de Repressão a Crimes Eletrônicos
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2290, CEP: 29045-402, Santa Luiza (funciona do edifício-sede da Chefia de Polícia Civil, ao lado do DETRAN), Vitória/ES

Telefone: (27) 3137-2607 / 3137-9078

MARANHÃO – Departamento de Combate aos crimes tecnológicos
Endereço: Rua do Correio, 75, Fátima, CEP: 65.030-340, São Luiz – MA

Telefone: 98 3214-8657

MATO GROSSO – Gerência Especializada de Crime de Alta Tecnologia (GECAT)
Endereço: Av. Coronel Escolástico, 346 CEP: 78.010-200, Cuiabá – MT

Telefone: (65) 3613-5649

MINAS GERAIS – DEICC – Delegacia Especializada de Investigações de Crimes Cibernéticos
Endereço: Av. Francisco Sales, 780, Bairro Floresta, esquina de Av. dos Andradas (altura do nº 1270) – Belo Horizonte / MG CEP: 30.150-220

Telefones: (31) 3217-9714 / (31) 3217-9712 / (31) 3217-9714

E-mail: [email protected]

PARÁ – Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DRCT)
Endereço: Rua Oliveira Belo, 807, CEP: 66.000-000, Umarizal, Belém/PA

Telefone: (91) 3222-7567 / 7153

PARANÁ – Núcleo de Combate aos Cibercrimes (NUCIBER)
Endereço: Rua José Loureiro, 376, 1º andar, CEP: 80010-000 – Centro – Curitiba/PR

Telefone: (41) 3321-1900

PERNAMBUCO – Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos
Endereço: Rua da Aurora, 487, Boa Vista, CEP 50050-000, Recife/PE.

Telefone: 081-3184-3206 / 3207

E-mail: [email protected]

PIAUÍ – Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia – DERCAT
Endereço: Rua Prata, S/N, Piçarra, CEP 64017-160 , Teresina – PI.

Telefones (86) 3216-5275

RIO GRANDE DO SUL – Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) – Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC)
Endereço: Rua Prof. Cristiano Fischer, 1440 – Bairro Jardim do Salso – Porto Alegre/RS

CEP 91410-000

Telefone: (51)3288-9815

SÃO PAULO – 4ª Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos (DIG/DEIC)
Endereço: Avenida Zack Narchi, 152, Carandiru, São Paulo/SP

Telefone: (11) 2224-0300

OBS: Atende apenas demandas relacionadas a fraudes financeiras por meios eletrônicos. Em casos de outros crimes por meios digitais, o cidadão deve se dirigir a uma delegacia comum.

SÃO PAULO – Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa – DHPP (crimes contra a dignidade sexual de vulneráveis)
R. BRIGADEIRO TOBIAS,Nº 527 – 5º Andar, CEP – 01.032-001, CENTRO, São Paulo/SP

Telefone: (11) 3311 3950

SERGIPE – Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC)
Endereço: Rua Laranjeiras, 960, 1º andar, Centro, Aracaju/SE

Telefone: (79) 3198-1135

RIO DE JANERO – Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)
Endereço: Rua Professor Clementino Fraga, nº 77 (2º andar), Cidade Nova (prédio da 6ª DP), Rio de Janeiro/RJ (CEP: 20230-250)

Telefones> (0xx21) 2332-8192, (0xx21) 2332-8188 e (0xx21) 2332-8191

Endereço: Av. Dom Hélder Câmara, 2066 Jacarezinho, CEP 21.050-452, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2202-0636

E-mail [email protected]

TOCANTINS – Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC
Endereço: Av. Teotônio Segurado, Quadra 202 Sul, CEP: 77020450, Conjunto 01, Lote 05, Palmas/TO

Telefone: (63) 3218-6986

E-mail: [email protected]

DISTRITO FEDERAL – Delegacia Especial de Repressão ao Crime Cibernético – DRCC
Endereço: Setor de Áreas Isoladas – Sudoeste- Bloco D – Prédio do D. P. E., CEP: 70.610-200, Brasília/DF

Considerações finais

Se você teve a sorte de não cair em nenhum golpe, é sempre bom continuar nessa mesma situação. Para isso, aquela máxima válida para a saúde humana também pode ser aplicada aqui: a prevenção é o melhor remédio.

Se o consumidor tomar os devidos cuidados, pode até viver uma vida de comprador assíduo e compulsivo sem passar por nenhum problema.

Outra recomendação para esses casos é entrar em contado diretamente com os vendedores para acertar todos os pontos da negociação e sanar todas as dúvidas.

Porém, nem mesmo isso é garantia de que não haverá problemas, pois pessoas desonestas podem muito bem convencer os consumidores só na lábia.

Dê mais crédito para as avaliações e quantidade de vendas do que para as palavras do anunciante. Vale a pena seguir algumas dicas e se proteger no mundo virtual, assim como existem loja seguro existem as lojas fraudulentos.

 

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