Como-se-proteger-do-golpe-na-internet
Imagem autorizada por pixabay

Golpe na Internet, bom caso tenha sido vitima de um golpe em compra pela internet, registre imediatamente a reclamação no site. Sempre recupere os registro e protocolos tira um print para entrar em contato com a empresa.

Caso de fraudes em conta bancário ou cartão de credito, vem aumentado cada vez mais, sempre tem consumidores reclamando que teve cartão de credito clonado.

Nunca passe informações de senhas bancário por telefone, na duvida, procure sua agencia de sua cidade.

Mais antes de eu falar tudo isso de golpe na Internet e como se proteger dele, tem que aprender o que é golpe, e o que você deve fazer?

O que é golpe na internet

O golpe na Internet é um tipo de fraude ou engano que faz uso da Internet e pode envolver ocultar informações ou fornecer informações incorretas com o objetivo de enganar as vítimas com dinheiro, propriedade e herança.

A fraude online aparece de várias formas. Varia de spam de e-mail a golpes online, engenharia social.

Loja virtual que anuncia produtos por um preço bem barato, mais não entrega os produtos.

Como não cair no Golpe pela Internet

Conheça em qual loja está comprado. Faça uma busca nas redes e nos sites de compras de comentários sobre o produto e sobre a empresa; Pesquise o preço nas diferentes lojas nos buscadores e nos sites.

Evite entrar nas lojas através de propagandas por e-mail ou links indiretos. Ficou animado com a promoção, digite o nome da loja no navegador e procure o produto para conferir se realmente existe aquela oferta.

Evite deixar seus dados bancários salvos nos navegadores ou no próprio site de compra; Como em qualquer outra transação fora da Internet, os Direitos dos Consumidores valem plenamente na rede sempre que se tratar de empresa com escritório no Brasil.

Golpe das Redes Sociais

Como funciona: os golpistas acessam uma das contas de e-mail ou redes sociais de seus associados e enviam e-mails falsos ou mensagens diretas para todos os contatos dele.

Eles geralmente incluem um anexo ou um link para um site fraudulento de compartilhamento de arquivos e solicitam que você baixe um arquivo a partir daí.

Se você baixar os arquivos, eles espalham malware destrutivo no seu computador, bloqueando todos os arquivos legítimos no seu dispositivo e mantendo-os como resgate.

Como evitá-lo: se você receber um anexo inesperado ou um link para um site de compartilhamento de arquivos de um contato, não o abra.

Em vez disso, entre em contato diretamente com esse contato – de preferência por outro canal que não o recebeu, caso eles tenham sido invadidos – e pergunte qual é o arquivo e se ele pretende enviá-lo.

Muito cuidado com Rede Wi-Fi Publico

Um criminoso configura um ponto de acesso Wi-Fi de acesso aberto em uma cafeteria ou aeroporto conectado ao laptop. Depois que você entra, essa pessoa tem acesso ao seu computador e o extrai para obter dados financeiros e pessoais, além de fotos íntimos.

Como evita o Golpe

Nas configurações do seu computador e telefone, verifique se o dispositivo não se une automaticamente a redes Wi-Fi abertas. Ative a opção “Pedir para ingressar em novas redes”.

Mantenha o Wi-Fi desligado, a menos que você o esteja usando ativamente. Se você deseja ingressar na rede Wi-Fi em uma empresa privada, pergunte a um funcionário qual é o nome correto da rede antes de ingressar.

Se você estiver visitando um local público, como um aeroporto, pesquise na Web com antecedência para confirmar o nome da rede Wi-Fi oficial. Não realize transações financeiras em nenhuma dessas redes. Se você viaja com frequência, invista em seu próprio ponto de acesso protegido por senha para levar consigo.

Como-se-proteger-do-golpe-na-internet
Imagem autorizada por pixabay

Não utilize a mesma senha para várias contas

Você já sabe que suas senhas devem ser fortes. Mas, além de usar longas combinações de números aleatórios, letras e símbolos, você também deve tornar cada senha usada exclusiva para essa conta.

Se você usar a mesma senha para várias contas, um hacker que obtém acesso a uma conta também terá acesso a suas outras contas. Portanto, mantenha senhas separadas para sua empresa de cartão de crédito, perfil de mídia social e conta de compras online e altere-as a cada poucos meses.

Como se proteger do golpe na internet e o que devo fazer?

Alguns golpistas são especialistas em usar a internet para cometer seus crimes. Aproveitam da lei Brasileira que tem um pena minima para quem comete esse tipo de crime.

A fraude está agora em níveis recordes e, embora haja medidas sensatas que todos podemos tomar para nos proteger.

Pode ser difícil identificar um site falso, fraudulento ou fraudulento. Os fraudadores são extremamente astutos e bons na criação de sites convincentes.

Muitos sites fraudulentos usam um nome de domínio que faz referência a uma marca ou nome de produto conhecido. Mas não será o site oficial.

Por exemplo, domínios de sites como www.meusite.net ou www.meusite.com deve ficar atento.

Você também deve ter cuidado com os domínios que terminam em .net ou .org, pois raramente são usados ​​para compras online, por isso podem ter sido adquiridos por organizações criminosas.

Quando você vê preços muito baixos com descontos ridículos, deve suspeitar um pouco. Se os preços parecem bons demais para ser verdade, então, infelizmente, eles provavelmente são.

Os sites fraudulentos usam preços baixos para atrair compradores famintos por pechinchas para vender rapidamente itens falsos, falsificados ou inexistentes.

Você pode usar nossas dicas para detectar uma fraude para ajudá-lo a identificar se algo é realmente um bom negócio ou simplesmente um golpe.

Muita atenção se você for pagar por meio de transferência bancária. Ainda mais em nome de pessoa física.

Se você compra algo que se mostra falso ou inexistente com um cartão de crédito ou débito, você tem alguns direitos para recuperar seu dinheiro.

Mas se você pagar por transferência bancária, deposito bancário, há muito pouco a fazer para recuperar seu dinheiro.

Analisem bem a loja ou site que for Comprar

Dedique alguns minutos para verificar novamente o site. Talvez visite a página inicial ou as páginas ‘Sobre nós’ e leia o texto lá.

Cuidado com o português ruim, como erros de ortografia e gramática, ou frases que não parecem muito corretas.

Isso pode significar que o site não é genuíno confiável e foi criado por alguém no exterior que quer lucrar rapidamente.

Você também deve verificar se o site lista todas as informações de contato.

Empresas respeitáveis ​​e legítimas sempre listam maneiras de entrar em contato com elas; se o site não tiver uma página “Entre em contato”, poderá ser fraudulento.

Se o site tiver a página ‘Entre em contato’, mas oferecer apenas um formulário para preenchimento, tenha cuidado, pois isso também pode ser uma indicação de um site duvidoso.

Qualquer empresa que ofereça bens ou serviços deve listar um local de negócios, bem como um número de telefone ou endereço de e-mail para contatá-los.

Se nenhuma dessas informações estiver disponível, você deve tratar o site como altamente suspeito.

Verifique a política de devoluções

Se a empresa estiver vendendo um produto online, ela deverá ter uma política de remessa e devolução listada em seu site.

Se for uma empresa real, deve informar como e onde devolver um item com defeito.

O site também deve ter termos e condições e uma política de privacidade que indique exatamente o que planeja fazer com os dados que você compartilha e quaisquer direitos contratuais extras que você possa ter.

Considerações finais

Analise as avaliações e a reputação em várias fontes, como Reclame aqui, consumidor.gov.br ou Procon de sua cidade, que agregam as avaliações dos clientes.

Não olhe apenas os produtos barato em ofertas – verifique vários para evitar ser influenciado por golpista.

Você também deve verificar as páginas de mídia social da empresa em busca de atividades recentes e ver o que outras pessoas estão postando em seus canais sociais.

Agora neste post você aprendeu como não cair no golpe na Internet  e o que deve fazer para não ficar no prejuízo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

Tags:

Sobre o Autor

Abel Souza
Abel Souza

Abel Souza, Abel é editor-chefe da confiável com experiência em marketing digital (SEO/mídia social) e redação de conteúdo, com mais de dez anos de experiência no gerenciamento de sites de conteúdo de alto tráfego. Hoje atua na comunidade alertando sobre direito do consumidor, golpe online, dicas de como comprar com segurança.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.