Hoje vamos dar algumas dicas de Como não cair em golpes na internet, você vai aprender a comprar com segurança e confiança. Devido à pandemia do COVID-19 o golpe pela internet aumentou drasticamente.

Entre os golpes, estão os dos “Fraude de romance”, do “site clonado”, e da “pagamento em excesso”, “Promessa de dinheiro rápido”, “Promoções falsas”,  “Sites de compras falsos”, entre outros.

Bom mais antes de você aprender como não cair em golpes na internet, você tem que tomar algumas medidas de segurança.

Mantenha seu antivírus do computador ou Smartphone atualizado, não clique em link enviado via rede social, sem antes conhecer o remetente.

Procurem compartilhar o mínimo de informação possível como: numero do cartão de credito, só preenche os campos necessários.

Golpes na Internet: o que são e como evitá-los

Ladrões cibernéticos podem usar a internet como uma ferramenta para roubar vítimas inocentes. Os golpes na Internet ocorrem de várias formas, incluindo e-mails que tentam induzi-lo a fornecer informações financeiras, pop-ups carregados com malware e mensagens de mídia social criadas para desencadear relacionamentos românticos falsos.

O que você pode fazer para diminuir sua exposição potencial a golpes na Internet? Ajuda a aprender o que procurar. Aqui está o que você precisa saber sobre golpes na Internet e algumas etapas que você pode seguir para ajudar a se proteger.

Os golpes na Internet continuam a evoluir e podem variar amplamente. O termo geralmente se refere a alguém que usa serviços ou software da Internet para fraudar ou tirar proveito das vítimas, geralmente para obter ganhos financeiros.

Os cibercriminosos podem entrar em contato com possíveis vítimas por meio de contas de e-mail pessoais ou profissionais, sites de redes sociais, aplicativos de namoro ou outros métodos na tentativa de obter informações financeiras ou outras informações pessoais valiosas.

Muitos golpes bem-sucedidos da internet têm finais semelhantes: as vítimas perdem seu próprio dinheiro ou deixam de receber os recursos prometidos pelo fraudador.

Tipos de fraude na Internet

Os criminosos criaram dezenas de maneiras de enganar as vítimas através da internet. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de golpes.

Fraude de romance

O namoro on-line pode ser uma boa maneira de se conectar com possíveis parceiros românticos, mas os cibercriminosos começaram a usar esse método na tentativa de fraudar vítimas inocentes. Aqui está como o golpe funciona.

O fraudador geralmente inicia uma conversa em um site de namoro online e inicia um relacionamento online – mas sempre apresenta razões pelas quais ele ou ela não pode se encontrar pessoalmente.

Quando o fraudador ganhar a confiança da vítima, ele solicitará dinheiro ou detalhes sobre a vida financeira da vítima. As vítimas de golpes de romance perderam coletivamente mais de US $ 362 milhões em 2018.

O que fazer? Se você iniciar um relacionamento on-line com alguém, ajude a se proteger fazendo muitas perguntas. Leve o relacionamento devagar e nunca forneça informações financeiras ou dinheiro a alguém que você não conhece pessoalmente.

O golpe de pagamento em excesso

A transação pode parecer legítima no início. Alguém responde ao seu anúncio on-line e organiza o pagamento por um item que você está vendendo.

Mas o comprador inventa um motivo para enviar muito mais do que o preço de compra e pede que você devolva a diferença antes que o dinheiro apague sua conta bancária.

Depois que você paga a diferença, fica claro que o dinheiro transferido era falso – e você fica com o dinheiro que deu ao golpista.

Tem cuidado. Se alguém lhe enviar muito mais dinheiro do que você deve, pode ser uma farsa. Não devolva dinheiro até que a transferência esteja na sua conta. Se você estiver realmente desconfiado, também poderá cancelar toda a transação e reportar esse problema à plataforma em que listou o anúncio on-line.

Promessa de dinheiro rápido

Esse golpe pode começar como uma ligação telefônica, mensagem do LinkedIn ou e-mail não solicitado que anuncia um trabalho que exige pouco ou nenhum trabalho real, mas oferece muito dinheiro rápido.

Os criminosos que praticam esse golpe frequentemente visam pessoas que procuram um novo emprego ou que desejam trabalhar em casa. Mas, depois de garantir o emprego, você deverá preencher a documentação de rotina para fornecer seu número do Seguro Social, endereço e informações bancárias, aparentemente para o depósito direto do seu salário. Os fraudadores podem usar essas informações pessoais para acessar suas contas financeiras.

Mas tem mais. Em alguns casos, você pode inadvertidamente participar de um esquema de lavagem de dinheiro em sua nova função.

A lição? Ao procurar emprego, use locais de trabalho conhecidos e respeitáveis, pesquise o empregador e evite se candidatar a cargos que parecem bons demais para ser verdade.

Golpe de representação no Facebook

Às vezes, os usuários do Facebook podem encontrar golpes. Em um dos exemplos mais recentes, um fraudador copia o nome, a foto do perfil e as informações básicas de uma conta real para criar uma segunda conta quase idêntica no Facebook.

Em seguida, o golpista envia solicitações de amigos à lista de amigos da conta original, na tentativa de acessar as informações pessoais dos amigos inocentes que concedem acesso aos seus perfis.

Se você receber uma solicitação de amizade de alguém que já deveria estar na sua lista de amigos, procure a conta dela. Se você encontrar duas contas quase idênticas, é provável que seja um sinal de que uma delas é falsa.

Denuncie a conta clonada no Facebook e considere alertar seu amigo na vida real ou por telefone para que fique claro com quem você está falando.

Dica: nos casos em que você acredita que sua conta foi invadida, primeiro mude sua senha ou entre em contato com o Facebook para investigar.

Sites de compras falsos

Usando designs e layouts sofisticados, os ladrões cibernéticos podem criar e publicar sites de revendedores falsos que parecem genuínos ou replicam sites de revendedores existentes.

Os sites de compras falsos podem oferecer promoções boas demais para ser verdade. Por exemplo, você pode encontrar marcas populares de roupas e eletrônicos caros a preços muito baixos.

E se você comprar? Você pode receber o item e descobrir que ele é falso ou pode não receber nada.

Golpes de phishing

O phishing é uma fraude comum e que, coletivamente, custou às vítimas mais de US $ 48 milhões em 2018, de acordo com o Relatório do Internet Crime Complaint Center do FBI. Aqui está como isso funciona.

Um fraudador enviará uma mensagem de e-mail que parece ser de uma fonte legítima, como um banco, site de rede social ou loja online, por exemplo. A mensagem tenta enganar você a fornecer dados pessoais valiosos e confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e informações de contas bancárias.

Por exemplo, você pode ser direcionado para um site que pareça legítimo, mas foi configurado apenas para capturar suas informações.

Os e-mails fraudulentos geralmente são escritos em um tom urgente. Freqüentemente, eles contêm bandeiras vermelhas, como erros de ortografia, gramática ruim, demandas urgentes com ameaças de consequências financeiras e logotipos que não parecem bem.

Se você não tiver certeza se um e-mail é legítimo ou não, vá diretamente ao site oficial da empresa em uma guia diferente – sem clicar nos links do e-mail suspeito.

Como regra, nunca clique nos links desses emails, responda aos emails, tente cancelar a inscrição ou forneça informações pessoais.

Golpe inesperado de prêmios

Esse tipo de golpe se enquadra na categoria phishing. O e-mail pode alegar que você ganhou uma grande quantia em dinheiro, uma viagem gratuita a um destino exótico ou algum outro prêmio fantástico. Para reivindicar sua viagem ou ganhos, a mensagem dirá: você só precisa pagar algumas taxas pequenas.

Depois de pagar essas taxas, você nunca mais recebe notícias da organização.

Alguns golpes de viagem podem enviar você para o destino, mas ocultaram muitas despesas importantes, como taxas de visto, custos de transporte ou refeições.

O ditado se aplica: se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Não responda à mensagem.

Golpes de malware e ransomware

Para os cibercriminosos, o primeiro passo em vários tipos de golpes é a instalação de malware – abreviação de “software malicioso” – no dispositivo da vítima. Quão? Os criminosos têm várias maneiras enganosas de fazer isso.

Por exemplo, o autor pode enviar uma mensagem pop-up para software antivírus falso, um link para um artigo de notícias ou um e-mail que pareça ser do seu banco.

Clicar na mensagem ou no link incorporado aciona a instalação de malware, que pode ser projetado para verificar o seu dispositivo em busca de informações pessoais e bancárias, registrar as teclas digitadas, bloquear seu dispositivo, acessar sua webcam ou até mesmo destruir seus arquivos no processo.

O ransomware é uma forma relacionada de malware entregue através de e-mails de phishing. Depois que o malware é instalado em um dispositivo, os arquivos da vítima são criptografados e o cibercriminoso exige um pagamento de resgate, normalmente em uma moeda virtual como o bitcoin.

O criminoso promete liberar os arquivos da vítima assim que o dinheiro é recebido, mas geralmente isso não acontece.

Como posso me proteger contra fraudes na Internet?

O centro analisa reclamações, analisa dados e cria relatórios de inteligência que destacam ameaças emergentes e novas tendências. Saber como os crimes na Internet funcionam ajuda as pessoas a entender os perigos envolvidos e a identificar a fraude antes de se tornar vítima dela.

O centro pode encaminhar determinadas investigações às agências policiais apropriadas, o que pode intentar uma ação legal contra os autores.

Depois de arquivar o relatório, o Centro recomenda manter as cópias das evidências relacionadas à sua reclamação, como cheques, recibos, e-mails ou transcrições de bate-papo cancelados. Isso pode ajudar o FBI a investigar crimes comuns.

Algumas contas online oferecem uma camada extra de segurança conhecida como autenticação multifator (também chamada autenticação de dois fatores). Isso requer duas ou mais credenciais quando você faz login em uma conta.

Por exemplo, isso pode ser uma combinação de uma senha e algo que você tem (como uma senha adicional enviada ao telefone) ou algo que você é (como impressão digital ou reconhecimento facial).

Portanto, se um fraudador obtém seu nome de usuário e senha, a autenticação multifator torna mais difícil o login nas suas contas.

Uma resposta pode levar a várias consequências, como acionar uma instalação de malware ou confirmar que seu número de telefone ou endereço de email está funcionando.

Em vez disso, faça uma cópia dos registros que possam ajudar os investigadores e excluir outros e-mails, textos e mensagens de mídia social que pareçam e soem como uma fraude.

Não clique em links, abra anexos, responda à mensagem, tente cancelar a inscrição ou ligue para qualquer número de telefone listado em mensagens suspeitas. E não forneça dinheiro, detalhes de cartão de crédito ou outros detalhes pessoais.

Instale um software antivírus

O software antivírus ou de segurança foi desenvolvido para impedir a incorporação de malware no seu computador ou dispositivo. Se o software detectar código malicioso, como um vírus ou worm, ele funciona para desarmá-lo ou removê-lo.

Isso pode ajudar a proteger seus dispositivos se você clicar acidentalmente em um link perigoso. O software antivírus pode combater o malware e proteger seus arquivos.

Sempre faça o download de aplicativos e serviços de software apenas em sites de fornecedores oficiais.

Faça backup de seus dados

É uma boa ideia fazer cópias regularmente dos seus dados, caso sejam comprometidos em um ataque de malware. Os backups devem ser copiados para um disco rígido externo ou armazenamento na nuvem e não na sua rede doméstica.

Faça backup dos dados em todos os seus dispositivos, incluindo seu smartphone.

Não confie em telefonemas ou e-mails não solicitados

Se alguém ligar ou enviar um e-mail dizendo ser um especialista em tecnologia, não aceite ajuda, forneça informações pessoais ou financeiras ou permita que ele acesse remotamente o seu computador.

Em vez disso, peça uma prova de identidade e pesquise a empresa.

Conclusão

Bom! Como vocês podem notar todos os cuidados é pouco na hora de comprar, tem que ter paciência e não comprar por impulso. Sempre pesquisem a reputação da loja, analisem bem o endereço, assim como a origem de registro do domínio.

Gostou-se desse postes Como não cair em golpes na internet deixe um comentário abaixo, que vamos manter informado a cada momento.

Links relacionados:

Fonte: Norton

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *