Este posts ensina como descobrir se um site é legítimo ou verdadeiro tem credibilidade de uma loja antes de usá-lo. Além de praticar a segurança básica da Internet, você pode usar o velho conhecimento de não sai comprando.

Digite o nome do site em um mecanismo de pesquisa e revise os resultados. Se o site em questão for um risco (ou simplesmente um site irresistivelmente ilegítimo), um cheque superficial do Google será suficiente para informá-lo.

Verifique se você está analisando opiniões e comentários de fontes não afiliadas ao site.

Veja o tipo de conexão do site.

Um site com uma tag “https” geralmente é mais seguro – e,

portanto, mais confiável – do que um site usando a designação “http” mais comum.

Verifique o status de segurança do site na barra de endereços do seu navegador

Para a maioria dos navegadores, um site “seguro” exibirá um ícone de cadeado verde à esquerda do URL do site.

verificar os detalhes do site (por exemplo, o tipo de criptografia usado).

Avalie o URL do site.

URL de um website consiste no tipo de conexão ( “http” ou “https”), o próprio nome de domínio (por exemplo, “confiavel”) e a extensão ( “.com”, “.net”, etc.). Mesmo que você tenha verificado que a conexão é segura, fique atento aos seguintes sinais de alerta:

Vários traços ou símbolos no nome do domínio.

Nomes de domínio que imitam negócios reais (por exemplo, “Amaz0n” ou “NikeOutlet”).

Sites únicos que usam modelos de sites confiáveis ​​(por exemplo, “visihow”).

Extensões de domínio como “.biz” e “.info”. Esses sites tendem a não ser confiáveis.

Tenha em mente também que os sites “.com” e “.net”, embora não sejam inerentemente não confiáveis, são as extensões de domínio mais fáceis de obter.

Procure por palavras mal escritas no site

Se você observar um grande número de palavras mal escritas (ou ausentes), gramática geralmente incorreta ou frases estranhas, você deve questionar a confiabilidade do site.

Mesmo que o site em questão seja tecnicamente legítimo, uma vez que não é uma fraude, qualquer imprecisão na linguagem também colocará em dúvida a precisão de suas informações, tornando-se uma fonte pobre.

Cuidado com publicidade invasiva.

Se o seu site selecionado tiver um número incrivelmente grande de anúncios que lotam a página ou anúncios que reproduzem áudio automaticamente, provavelmente não é um site credível. Além disso, considere procurar em outro lugar se encontrar algum dos seguintes tipos de anúncios:

Anúncios que ocupam toda a página. Anúncios que exigem que você faça uma pesquisa (ou conclua alguma outra ação) antes de continuar.

Use a página “Contato” da loja

verdadeiro-ou-falso

A maioria dos sites fornece uma página de contato para que os usuários possam enviar perguntas, comentários e preocupações ao proprietário do site. Se puder, ligue ou envie por e-mail o número ou endereço de e-mail fornecido para verificar a legitimidade do site.

Certifique-se de percorrer todo o caminho até o final do site para procurar a página de contato.

Se o site em questão não tiver uma página de contato listada em qualquer lugar, será um sinal vermelho imediato.

Use uma pesquisa “WhoIs” para pesquisar quem registrou o domínio do site.

Todos os domínios são obrigados a exibir informações de contato da pessoa ou empresa que registrou o domínio. Você pode obter informações WhoIs da maioria dos registradores de domínios ou de serviços como https://whois.domaintools.com/.

Pode consultar o CNPJ da loja para saber se é verdadeiro ou falso e a data que vou abrido a empresa http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ.

Registro privado: é possível registrar um domínio em particular, onde um provedor de “registro particular” atua como o contato do domínio, em vez do proprietário real. Se um domínio usar registro privado, considere isso um sinalizador vermelho.

Registrante está tentando ocultar sua verdadeira identidade

As informações de contato são suspeitas: por exemplo, se o nome de um registrante for “lojas megas”, mas o endereço de e-mail for “[email protected]”, isso pode ser um sinal de que o registrante está tentando ocultar sua verdadeira identidade.

Registro ou transferências recentes: um registro ou transferência recente de um domínio pode indicar que um site não é confiável.

Conclusão Final

Há muitos golpistas por aí, e uma das coisas que eles fazem é criar sites falsos para tentar induzi-los a fornecer informações pessoais. Com isso ele roupa o seu dados e criam conta falso em banco, ou até mesmo utilizam o seu cartão.

Tags: |

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.