Hoje vamos falar em segurança, mas como saber se o site é seguro e confiável para compras? Se você já foi enganado na internet ou conhece alguém que já foi.

Se sim deixe um comentário aqui contando sua história pra gente saber, que inclusive eu também já fui enganado e não foi nada legal, se liga na história estava lá, eu no meu quarto quando a minha mãe bate na porta diz aonde você nunca comprou uma panela para mim olha essa panela que barata era um anúncio do Facebook que continha um link.

Depois de muita insistência eu finalmente decidi que iria comprar aquela panela pra minha mãe. Mais quando eu vi o anúncio, notei que a panela realmente estava bem mais barato que normal, e que a página de compras era exatamente igual à página do walmart.

uma coisa que eu tinha estranhado na hora era o link da página estava um pouco diferente, quando aplicava ele direcionava para home do Walmart.

Mas durante essa mudança de página apesar de achar bem estranho como estava com um pouco de pressa, eu simplesmente fiz a compra e sair de casa e sabe o que aconteci, eu vou te contar daqui a pouco antes de descontar no final da minha história, eu preciso falar algumas coisas pra você eu já dei duas dicas bem legal que ensinando como encontrar o produto ideal e como pagar o menor preço.

Como saber se um site é SEGURO

Existem diversas formas de você saber se o site é seguro e confiável para compras, o site que você está comprando é ou não seguro basicamente?

Você precisa de três coisas primeiras. Analisar as ofertas e propostas segundo verificar os certificados de segurança e os elementos importantes do site.

  • A primeira saber qual a opinião dos outros compradores, isso facilitar a sua vida, eu vou dar exemplos de informações e cuidados você deve tomar na hora de escolher o site que vai comprar baseado em sites reais da internet.

Então pegue a caneta e anotam todos os antigos a primeira coisa que você deve analisar é o rodapé do site.

Por lei todas as lojas online devem possuir um local visível o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), endereço físico, número de telefone fixo, como por exemplo, aqui no site da submarino.com se você acompanhar aqui é possível saber todas essas informações e você pode utilizar essas informações para fazer uma verificação.

Busque conhecimento sobre a loja que você deseja comprar.

  • A segunda dica importante está na verificação dos selos de segurança, basicamente estes selos são emitidos por organizações responsáveis por identificar quais lojas possuem confiabilidade.

Importante que você clique nestes erros e identifique quais são essas organizações e quais são esses tipos de selos. Por exemplo, sites americanos um selo de qualidade do PROCON.

Existem diversos tipos de selos que podem ser emitidos, porém você precisa tomar cuidado porque muitos sites maliciosos colocam esses selos como se fosse uma imagem pra enganar o visitante então nem sempre esse selo vai ser um sinal de confiabilidade, mas é claro ele apenas uma das informações que vão confirmar se aquele site é seguro não.

  • A terceira dica importante é você verificar o tipo de conexão que o site utiliza se é que não URL do site você encontrar a palavra https significa que o site utiliza uma conexão https segura que é um tipo de protocolo que provê segurança e sigilo de informação, que mais uma vez dobre a tensão se na URL possui SS no final do HTTP.

Ainda falando sobre uma parte mais técnica você pode clicar, por exemplo, neste codeadinha que está aqui antes do http e verificar a certificação do site. Geralmente o cadeado fica verde, no caso se aparecer vermelho toma cuidado conexão não segura.

Observe e analisar as informações sobre quem emitiu o certificado e se ele ainda é válido, então também esse é uma informação bem importante, na hora de saber a confiança do site.

Lembre-se ainda que você possa obter mais informações sobre a loja. Sites como o PROCON ou reclame aqui, pois lá é possível identificar qual é o status da loja e se ela possui alguma irregularidade.

O PROCON tem umas listas de sites não recomendados é uma lista que é constantemente atualizada e inclusive você pode acessar este link AQUI.

Sempre verifique se a loja que você deseja comprar está presente nesta lista. Também é importante que você tome cuidado com o seu email, evite clicar em links de páginas maliciosas.

Pois eles têm é conter vírus e até mesmo formas de roubar seu dado. O que eu te indico caso você receba alguma oferta no seu e email, por exemplo, é pesquisar sobre oferta no Google.

Bom aproveite essa dica para atualizar o seu antivírus antispyware, firewall para que dessa forma, você garanta que o seu computador está protegido, muito importante que você não faça compras através de redes públicas.

Como por exemplo, ao sair da sua escola de uma cafeteria coisa esse tipo de rede costume está desprotegido. Então o ideal é que você efetua a compra da sua casa ou em algum lugar de confiança.

Última dica eu vou finalmente contar o final da história provavelmente você estava muito curioso ou não, mas vou contar pra você basicamente depois de uma semana eu reparei que não tinha recebido nenhum email de confirmação daquela compra e que também eu não estava mais conseguindo acessar a página daquele anúncio.

E quando eu percebi que eu tinha sido passado para trás eu fui até o Facebook, acessei aquela página que continha aquele anúncio, pelos comentários eu percebi que pelo menos mais umas 200 pessoas também caíram nesse mesmo truque e na real o site não passava de uma página FALSA uma página que era idêntica à página de compras do walmart.

Que tinha o objetivo de roubar os dados das pessoas que iriam fazer a compra daquele produto, caso você tenha passado o passe por alguma situação parecida com a minha, de cair no golpe desse tipo.

O ideal fazer, criar um boletim de ocorrência e também ligar para o seu banco para o seu cartão de crédito.

Falando que fez uma compra que é errada passei os meus dados errados e vai dar problema pelo menos assim você vai estar minimamente protegido e para casos mais extremos o que indica a contratar um advogado ou algum especialista em segurança digital.

E vale lembrar que apesar das centenas de ofertas na black friday não faz milagre. Porque ninguém iria vender um produto tão abaixo do preço.

Também é importante que você dê preferência para suas compras no cartão de crédito ou utilizando ferramentas como pague seguro, Mercado Pago. Pois essas são maneiras mais fáceis de você conseguir um reembolso é resgatar o seu dinheiro de volta.

Conclusão

Agora que você já sabe como saber se o site é seguro e confiável para compras na internet.

Espero que você tenha gostado desse posts, caso tenha alguma duvida, deixe nos comentários que vamos ter um prazer em te ajudar.

Ainda mais; CONFIRA TAMBÉM: Lista dos principais site falso do momento atualizado

Tags:

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar a exportação de seus dados.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção de seus dados.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.